sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Aula - 24/09/2012

1. Defina os três seguintes elementos de uma comunicação:

a) Emissor ou transmissor- Um transmissor é um dispositivo eletrónico que, com a ajuda de uma antena, propaga um sinal eletromagnético, podendo ser de rádio, televisão, ou outras telecomunicações.

b) Recetor- O recetor é um dos protagonistas do ato da comunicação: aquele a quem se dirige a mensagem, quem recebe a informação e a decodifica, isto é, transforma os impulsos físicos (sinais) em mensagem recuperada. A informação que faz então retornar à fonte emissora recebe o nome de retroalimentação ou realimentação.

c) Canal de comunicação- Em comunicação, canal (por vezes designado por canal de comunicação) designa o meio usado para transportar uma mensagem do emissor ao receptor.


2. Defina o que é um sistema de comunicação (acompanhando com uma imagem ilustrativa)

- Comunicação é um campo de conhecimento académico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as sub-disciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intra-pessoal, comunicação interpessoal, marketing, publicidade, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e jornalismo.






                           


3. O que é um protocolo de comunicação?Qual a sua importância na transmissão dos dados? 
 
 - Na ciência da computação, um protocolo é uma convenção que controla e possibilita uma conexão, comunicação, transferência de dados entre dois sistemas computacionais. De maneira simples, um protocolo pode ser definido como "as regras que governam" a sintaxe, semântica e sincronização da comunicação. Os protocolos podem ser implementados pelo hardware, software ou por uma combinação dos dois.

 

4.Numa transmissão de dados, ambos os equipamento devem possuir o mesmo protocolo de comunicação?

- Na ciência da computação, mais especificamente em redes de computadores, a camada de ligação de dados, também conhecida como camada de enlace de dados ou camada de link de dados, é uma das sete camadas do modelo OSI. Esta camada detecta e, opcionalmente, corrige erros que possam acontecer na camada física. É responsável pela transmissão e recepção (delimitação) de quadros e pelo controle de fluxo. Ela também estabelece um protocolo de comunicação entre sistemas diretamente conectados.
 
 
5. Porque razão os protocolos de comunicação são tão importantes na transmissão de informações?

- A comunicação é feita por meio de comandos de programas que são codificados e transmitidos por sinais elétricos e controla todos os procedimentos envolvidos numa transmissão além dos referidos.


6. Indique e descreva as três características fundamentais para a eficiência de um sistema de comunicação de dados.

1. Entrega (delivery)- O sistema deve entregar os dados ao destino correcto.
Os dados devem ser recebidos somente pelo dispositivo ou pelo utilizador de destino.

  2. Confiabilidade- O sistema deve garantir a entrega dos dados.
Dados modificados ou corrompidos numa transmissão são pouco úteis.

3. Tempo de atraso- O sistema deve entregar os dados em tempo finito e predeterminado.
Dados entregues tardiamente são pouco úteis.


7. Indique os tipos de dados que podem ser transmitidos numa comunicação entre equipamentos?
_ Arquivos de dados
_ Mensagens
_ Voz e imagens digitalizadas que são transmitidas como dados

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Aula - 17/09/2012


1. Redes de Computadores


Uma rede de computadores consiste em dois ou mais computadores e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos, estes podem ser do tipo: dados, impressoras,mensagens (email),entre outros.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_computadores#cite_note-0 



2. CLASSIFICAÇÃO DAS REDES DE ACORDO COM A SUA DIMENSÃO/ÁREA




  • Rede local (LAN)

    As LANs são utilizadas para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola e edifícios próximos.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_%C3%A1rea_local







  •  Rede local sem fios (WLAN)
    O uso da tecnologia vai desde transceptores de rádio como walkie-talkies até satélites artificiais no espaço. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à Internet através de locais remotos como um escritório, um bar, um aeroporto, um parque, ou até mesmo em casa, etc.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_sem_fio

                                                                        
  • Rede metropolitana (MAN)
    Rede de Área Metropolitana (Metropolitan Area Network), também conhecida como MAN, é o nome dado às redes que ocupam o perímetro de uma cidade. São mais rápidas e permitem que empresas com filiais em bairros diferentes se conectem entre si.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_%C3%A1rea_metropolitan





  • Rede Pessoal (PAN)
    Rede de área pessoal, tradução de Personal Area Network (ou PAN), é uma tecnologia de rede formada por nós (dispositivos conectados à rede) muito próximos uns dos outros (geralmente não mais de uma dezena de metros). Por exemplo, um computador portátil conectando-se a um outro e este a uma impressora.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_%C3%A1rea_pessoal  



Rede local virtual (VLAN)Uma rede local virtual, normalmente denominada de VLAN, é uma rede logicamente independente. Várias VLAN's podem co-existir em um mesmo comutador (switch), de forma a dividir uma rede local (física) em mais de uma rede (virtual), criando domínios de broadcast separado.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual_LAN



  • Rede de área alargada (WAN)A Wide Area Network (WAN), Rede de área alargada ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com frequência um país ou continente. Difere, assim, das PAN, das LAN e das MAN.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_longa_dist%C3%A2ncia